BAIRRADA
CONHEÇA A BAIRRADA

A região da Bairrada situa-se próximo do litoral, entre o Vouga e o Mondego, a oeste do Buçaco e do Caramulo, cujo nome deriva da natureza dos solos - os barros.
Reconhecida como região turística por excelência, essencialmente devido aos seus famosos vinhos, esta região atrai inúmeros turistas e visitantes pela beleza dos contrastes da sua paisagem, pelas suas termas e pela qualidade e notoriedade da sua gastronomia.

Para a referida notoriedade contribui grandemente o famoso "Leitão Assado da Bairrada", prato típico da região adoptado como principal elemento da ementa de inúmeros restaurantes desta zona. Mas a cozinha bairradina apresenta outras iguarias que deliciam os visitantes: a chanfana à Bairrada, a caldeirada de Enguias (prato servido na zona lagunar da Pateira de Fermentelos), e os doces tradicionais, tais como as "barrigas de freira", os "caramujos", o "arroz doce" e outros.

Evidentemente que a esta cozinha regional, reconhecida pela sua qualidade e tradição em todo o país e além fronteiras, acresce a excelência dos vinhos oriundos da região demarcada da Bairrada, cuja genuinidade e qualidade são garantidas pela Comissão Vitivinícola da Bairrada e pelo Instituto do Vinho e da Vinha. A região da Bairrada é conhecida como berço de grandes vinhos, de características conferidas pelas condições naturais (solos argilosos e argilo-calcários e clima do tipo "Mediterrâneo - Atlântico" adequado à produção de uvas de qualidade) que desde o tempo das ocupações Árabes e Romanas, possibilitaram a actividade vitivinícola.

A sua história, naturalmente ligada ao vinho, leva-nos às épocas remotas dos romanos, continuada pós-cristianismo com os monges dos mosteiros de Lorvão e Vacariça que, aproveitando as características dos solos e o clima apropriado, tiraram vantagem dessa combinação de excelentes condições, fazendo crescer uvas de superior qualidade.

Atingindo o auge da sua importância no século XVII, a região mereceu do Marquês de Pombal a devastação quase completa dos seus vinhedos para evitar de competir e misturar-se com os do Porto. Durante o século XVIII eram produzidos muitos vinhos de qualidade na região da Bairrada. A área de produção englobava, nessa altura, Anadia, Mealhada e uma parte do concelho de Cantanhede. A estas colheitas juntavam-se vinhos com origem não apenas em Coimbra, mas também em Oliveira do Bairro.

A Demarcação da zona da Bairrada surge no século XIX. Depois de criada a Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada (1887), a produção conheceu um grande desenvolvimento.

Foi introduzida a produção dos métodos de fabrico de espumante com estágio em garrafa, método originário de França. Oficialmente a Região Demarcada da Bairrada é estabelecida pela portaria 709-A/79 em 1979.